Deixe seu comentário ou sugestão. Transforme este blog num espaço interativo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui


Já dizia o Caetano Veloso, “o Haiti é aqui”. Começamos 2010 com uma seqüência de tragédias que causam estupefação: Angra, São Luiz do Paraitinga e agora o Haiti. Não resta dúvida que os haitianos precisam de ajuda, mas não podemos nos esquecer dos brasileiros que passam dificuldades aqui, também por razões naturais, alheias às suas vontades.

Acho mesmo que apenas mandar dinheiro ou gêneros para o Haiti não vai resolver o problema, talvez nem o de momento, que é dar socorro alimentar, médico e social. Trata-se de um país sem governo, mesmo tendo alguma coisa lá que se diz governo, a despeito de toda a ajuda internacional, inclusive do Brasil.

Tenho curiosidade de saber como um país que tem o mar do Caribe aos seus pés não investe em turismo ou na pesca. Vocês já viram, nas reportagens desta safra de calamidades, alguma menção ao porto do Haiti? Viram algum haitiano pescando para matar a fome? Viram alguma vez o mar que banha Porto Príncipe? Estranho, não?

Vamos ajudar o Haiti mas, por favor, vamos também continuar focados nos brasileiros de Angra e Paraitinga, que precisam muito de apoio. Aliás, a propósito, a imagem de barro de Nossa Senhora das Mercês, que ficava na capela de mesmo nome que ruiu após a enchente, foi encontrada com o rosto e os braços intactos. A estátua de terracota perdeu justamente o que lhe era peculiar, a barriga de grávida, uma raridade, segundo os especialistas. Vejam a foto que tirei em janeiro do ano passado, com a santa intacta.

Outras imagens também foram encontradas, o que tem levado o povo religioso a acreditar em algo parecido com milagre. Alguns mais devotos até dizem que tudo aconteceu como uma forma de castigo divino pela devassidão do Carnaval, à qual a cidade teria se entregue. Vamos ajudar nossos amigos e amigas de Paraitinga a também superar essas superstições. Nenhum tipo de radicalismo sectário é benéfico.

Nenhum comentário: