Deixe seu comentário ou sugestão. Transforme este blog num espaço interativo

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Grande batedor de faltas e reprodutor


Num planeta ocupado por mais de 6 bilhões de pessoas, surpreende, em pleno século XXI, saber que um cidadão muito bem sucedido, que viveu em países de elevado IDH e baixo índice de natalidade, é pai de oito filhos. Ou melhor, é pai de sete e será do oitavo em alguns meses. Estou falando do lateral esquerdo Roberto Carlos, que chega da Turquia para jogar no Corinthians paulista. Neste ano o clube faz 100 anos e quer marcar a data com títulos.

Roberto Carlos teve passagem marcante na seleção brasileira, até o fatídico jogo com a França, na Copa de 2006, em que abaixou-se para ajeitar a meia e os franceses eliminaram o Brasil com um gol dramático. Segundo reportagem da Veja SP desta semana, a mulher do atleta está grávida de sete meses. Em breve, Roberto Carlos será pai do oitavo filho.

Foi quando lembrei-me de reportagem que editei na semana passada para o Jornal da Record, sobre moradores em área de risco, nas encostas da Serra do Mar de Cubatão. Uma das entrevistadas é, coincidentemente, mãe de oito filhos. A filha mais velha mora em outra casa no alto do morro, com mais quatro filhos. É uma multiplicação explosiva que já tirou o sono de Thomas Malthus, séculos atrás.

A previsão de Malthus de que a população cresceria em progressão geométrica, enquanto a comida seria multiplicada em progressão aritmética, não se confirmou. Mas isso na média, porque em vários países, e em regiões pobres de muitos países, Malthus acertou na mosca. É o caso do grotão onde centenas de famílias vivem em Cubatão. Sem recursos para comprar uma moradia em endereço seguro, encontraram nas encostas da Serra do Mar um lugar – muito perigoso – para viver. Em 1988, um deslizamento matou dez pessoas, no mesmo local.

A pressão populacional sobre os recursos naturais é apontada como a principal causa dos problemas climáticos que enfrentamos. Até onde o planeta vai suportar essa massa humana disputando espaços para viver, comer, respirar, queimar combustíveis? Por isso, saber que um atleta do nível de Roberto Carlos é pai de oito filhos nos deixa estupefatos. Claro que recursos não lhe faltam para criar a prole, ao contrário dos pobres moradores das encostas.

Quem sabe, a partir de agora, ele irá se ocupar mais em gerar títulos para os clubes onde trabalha. E falo isso com o coração tricolor apertado. Valeu, até a próxima.

2 comentários:

O Código Maranata disse...

mt bom,é só não baoxar mt p arrumar a meia...

O Código Maranata disse...

mt bom. arrumando a meia, ou não...rs