Deixe seu comentário ou sugestão. Transforme este blog num espaço interativo

terça-feira, 16 de abril de 2013

Maiores de 50 na telona do cinema

A programação de cinema de São Paulo anda generosa com os maiores de 50. Vários filmes que têm personagens mais experientes, digamos assim, estão ou estiveram há bem pouco tempo em cartaz. Um dos mais interessantes foi exibido no 18o Festival de Domentários, É Tudo Verdade.




Forget Me Not (Não Me Esqueça), foi produzido e realizado pelo alemão David Sieveking, tendo como pano de fundo a progressiva deterioração física da mãe, acometida pelo Alzheimer (fotos do casal de professores alemães bonitos e jovens, e décadas depois, com o filho e diretor atrás, captando o áudio). Mais informações sobre o filme podem ser encontradas no link http://vergissmeinnicht-film.de/en/

Fica aqui uma sugestão aos organizadores do É Tudo Verdade: uma seleção dos melhores filmes - na qual este Não Me Esqueça faria parte, com certeza - deveria ser programada para ficar um pouco mais em cartaz, para que um público maior tenha a oportunidade de assistir a produções que, sem essa iniciativa, dificilmente terão a oportunidade de ver.

De qualquer forma, ficam aqui outras sugestões de filmes que mostram com humor e elegância a vida de quem tem mais de 50 e estão em cartaz nos cinemas de São Paulo e em diversas outras cidades e capitais do país: "Vocês Ainda Não Viram Nada", de Alain Resnais; "Juan e a Bailarina", filmado na Argentina e dirigido pelo brasileiro Raphael Aguinaga; "Amor", de Michael Haneke, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano; "Francisco Brennand", documentário sobre o artista que vive em um misto de oficina e museu a céu aberto no Recife e "O Quarteto", primeiro longa dirigido pelo ator Dustin Hoffman.

Um comentário:

Ledice disse...

De todos os filmes, vi apenas "O Quarteto" e gostei muito, ainda mais que tem música no pedaço com lindas paisagens e um humor que ameniza qualquer nostalgia.