Deixe seu comentário ou sugestão. Transforme este blog num espaço interativo

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Enfim, a luz de outono chegou

Quase um mês depois do início oficial do outono, a luz característica dessa estação se apresentou sobre São Paulo. Os fotógrafos conhecem bem essa luminosidade, que banha pessoas e coisas com uma luz focada porém branda, ótima para fotografar, filmar ou gravar imagens em vídeo.

A foto deste post foi tirada de uma janela de casa e, apesar do espaço contido, dá pra perceber do que estou falando. Foi um presente, essa luminosidade, justamente no dia em que soube da médica dermatologista que tenho no rosto um pequeno carcinoma basocelular de padrão sólido, que terá que ser totalmente removido. Embora seja maligno, normalmente não apresenta metástase e pode ser curado com certa facilidade se tratado no início, como parece ser o caso.

Segundo os especialistas, esse carcinoma basocelular, conhecido no jargão médico como CBC, é um câncer de pele relativamente comum em pessoas de pele clara, especialmente homens com mais de 40 anos que tomaram muito sol na juventude. E este foi exatamente o meu caso. Nos anos 1960 e 70 não se falava tanto nos riscos da exposição solar, e eu ficava na piscina tomando sol sem qualquer proteção.

Agora é hora de acertar as contas com os exageros da adolescência. Pelo menos, a insolação dos últimos anos tem sido evitada com o uso frequente de protetor solar, inclusive no dia-a-dia, hábito que recomendo pra todo mundo e não só quando se está na piscina ou na praia. E com esta postagem retomo a colaboração aqui para o blog.

Um comentário:

Unknown disse...

Anos 60, 70 e braços de 80 (especialmente o esquerdo): tudo se ajeitará, amigo. Concordo com você, exageramos! Culpa do QT Copertone para quem podia, ou qualquer meleca vermelha (bronze), laranja (cenoura!) e até preta (coca-cola!). Bronzear era uma prática "saudável"... O preço da beleza! Bem, mas foi bom, não é? E a meninada?... Abração e siga tranquilo.
Edson Carvalho