Deixe seu comentário ou sugestão. Transforme este blog num espaço interativo

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ciro, o curinga de 2010


O blog fez uma pausa por uma razão inesperada: acabo de mudar de emprego. Inesperada não é bem a palavra: na verdade, minha intuição me informava que 2010 seria ano de novidade. Só não imaginava que viesse tão rápido assim. O que é ótimo, para quem tem mais de 50. Ainda mais num país como o nosso, em que passar de uma certa idade é quase como entrar em um mundo em que as oportunidades de trabalho rareiam, quando simplesmente não desaparecem.

Depois de 10 dias de pausa há tantos assuntos que fica difícil definir um único para a postagem. Se tiver que escolher, vou focar na última pesquisa Datafolha e no comportamento de Ciro Gomes, o mais mercurial dos políticos em atividade. O levantamento do instituto do grupo Folha indica que quando Ciro está na disputa, José Serra perde mais pontos e Dilma fica melhor na foto.

Estou convencido de que o jogo de Ciro - que garante ser candidato à Presidência e não ao governo de São Paulo - está mais do que combinado com o presidente Lula. Se é bom para Dilma, Lula aprova e Ciro faz a sua parte. Bom, pelo menos poderemos ficar livres da excrecência que seria uma candidatura Ciro Gomes ao governo de São Paulo.

De qualquer forma, a pesquisa reflete um momento bem definido do quadro político, em que Dilma e Lula colhem os resultados de uma grande exposição que tiveram na mídia nos últimos seis meses, em especial. Dilma deve estar chegando perto de seu limite e quando tiver que deixar o governo, vai perder o espaço que ocupa como ministra e papagaia de pirata de Lula. Por outro lado, Serra terá que assumir sua candidatura (não creio em desistência a essa altura) e poderá recuperar parte do que perdeu.

Em suma, o jogo será decidido mesmo durante a propaganda obrigatória no rádio e na TV. E vai depender mais do discurso de Serra do que qualquer coisa. Vender a continuidade do governo Lula, para Dilma, será relativamente fácil. Difícil será convencer os eleitores - principalmente os mais pobres e os do Norte e Nordeste - que Serra poderá ser melhor administrador do país herdado de Lula do que sua indicada. A conferir.

Paranapiacaba
Como nem só de política se faz um blog, termino esta postagem publicando a foto acima, do grupo de motociclistas que esteve comigo em Paranapiacaba, no penúltimo fim de semana de fevereiro. Até no alto da serra, sempre coberto de névoa, havia sol e muito calor.

Um comentário:

Unknown disse...

Uma eleição q começa morna e pode terminar surpreendentemente quente. Assim espero, pq sou brasileira e não desisto nunca. Serra perde o corte e Dilma vira estrela de desenho animado ao lado de Fred. Um final feliz? O grande azarão surge no fim do primeiro tempo e pode fzr toda diferença para quem acredita em duendes e Marinas.