Deixe seu comentário ou sugestão. Transforme este blog num espaço interativo

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval com bonecos gigantes


Quem ainda não decidiu o que fazer no carnaval - se é que estará de folga - vai aqui uma sugestão: São Bento do Sapucaí, a uns 150 km de São Paulo. É uma cidadezinha na divisa com Minas, muito simpática, aos pés da Serra da Mantiqueira.

Tem um carnaval de rua animado, com bonecos gigantes circulando pelas ruas centrais, seguidos por uma fanfarra e uma multidão de foliões e turistas. São Bento também atrai muita gente pela combinação de ecoturismo, esportes de aventura e um comércio típico de cidade pequena, com artesanato local. No bairro do Quilombo, Ditinho da Joana é um artista de raiz, escultor de madeira, com estilo próprio, além de grande proseador.

Uma boa opção é ficar nos chalés construídos no vale embaixo da Pedra do Baú. Um visual muito lindo, e o visitante já está perto das trilhas que vão para lá. A atração mais conhecida é o conjunto de mirantes formado pela Pedra do Baú, Bauzinho e Pedra Ana Chata, onde muitos praticam a escalada esportiva e outros sobem ao seu topo simplesmente para comtemplar a vista de Sao Bento do Sapucai e da cordilheira da Serra da Mantiqueira coberta pela vegetação da Mata Atlântica.

A cidade começou a ser povoada no século XVIII, e foi palco de muitas batalhas entre paulistas e mineiros, que lutavam pela posse da nascente do Sapucaí.O primeiro bandeirante a se instalar nas redondezas da Pedra do Baú foi Gaspar Vaz da Cunha, conhecido como Oyguara.

Em 1724, iniciando a colonização, formava-se uma vasta fazenda de criação de gado, que servia também como ponto de comunicação entre as capitanias de Minas e São Paulo. Em 1800, as terras frias de São Bento causavam inveja nos sesmeiros das minas de Itajibá (hoje Itajubá), entre eles João da Costa Manso, que não media esforços para tomá-la. Nesta época o fazendeiro e fundador de São Bento, José Pereira Alvares lutou como paulista para defendê-la.

A cidade não sofreu com as chuvas torrenciais deste verão e está pronta para receber os turistas. Na internet há bastante informação sobre as opções de hospedagem. São Bento só peca pela falta de boas opções gastronômicas, mas isso é compensado pela grande oferta de atrações, do carnaval de rua às escaladas e caminhadas.

Atrações
Igreja Matriz - Localizada na Praça Bento de Almeida. A igreja foi construída por escravos em 1853 com a técnica de taipa de pilão, que utiliza madeira de lei presa com pregos antigos, de cabeça chata.

Museu da Revolução de 1932 – Restaurante Trincheira – Estrutura construída em pau-a-pique sobre uma trincheira original, nos moldes da época da Revolução Constitucionalista. Conta com fotos de eventos históricos, peças e armas colhidos na região de Sao Bento Sapucai. Acesso gratuito. Informações: (12) 3971-2686.

Bairro do Quilombo - Referência de arte em Sao Bento do Sapucai, o Quilombo é reduto de artesãos, como o escultor Ditinho Joana (12) 3971-2579, e ponto de manifestações culturais. Lá também está localizado o centro de artesanato Arte no Quilombo que confecciona produtos com palha da bananeira (12) 3971-2669.

Engenho Velho - Delícias da Roça - Localizado no Bairro do Serrano, a 8 quilômetros do centro de Sao Bento do Sapucai, produzindo o melhor café artesanal da região acompanhado de produtos feitos no local. Informações pelos celulares: (12) 9127-6972 / (12) 9706-3519.

Casa da Cultura Miguel Reale – Localizado no centro de Sao Bento do Sapucai, além das exposições na própria casa, o visitante pode optar por “Circuitos Culturais”:

Nenhum comentário: